ENCONTROS DE CONSTELAÇÃO | Em grupo Online - Cristina Florentino

ENCONTROS DE CONSTELAÇÃO | Em grupo Online

Nossos encontros são realizados em grupos on-line e você poderá participar de 2 maneiras:

 

( 1 ) COMO CLIENTE

Faremos uma abordagem individual para uma questão particular que você tenha interesse em desenvolver.

 

( 2 ) COMO PARTICIPANTE

Você poderá apenas assistir ou atuar como um representante, toda dinâmica é apresentada no local.

 

NOTA

  • Clientes devem reservar com antecedência no contato rápido via whatsapp abaixo.
  • Participantes precisam adquirir o ticket.
  • Todos devem comparecer pontualmente no horário combinado, na plataforma zoom.
  • Faremos 1 meditação e 2 constelações por encontro.
  • Confira a agenda para as próximas datas.
RESPOSTA IMEDIATA VIA MESSENGER
CONTATO RÁPIDO NO WHATSAPP

DÚVIDAS FREQUENTES

Qual a diferença do Encontro de Constelação em Grupo Online e Individual On-line?

Encontro de Constelação em Grupo On-line

No dia do Encontro de Constelação On-line você encontrará um grupo de pessoas. Duas ou três pessoas irão constelar o seu tema, outras pessoas irão participar do encontro. Para participar é preciso adquirir os tickets, para constelar o tema é preciso reservar o horário pelo whatsapp.

Caso você tenha interesse em ser constelado, é recomendado que antes, participe dos encontros para entender melhor a dinâmica.

Na sua vez de constelar como cliente, não precisará revelar o seu tema, mas você precisa saber muito bem o que quer constelar, ou seja, ter clareza sobre qual tema está buscando resolver através do Encontro de Constelação, ou qual tema da sua vida que você quer ter maior consciência e profundidade.

No momento do seu Encontro de Constelação, você escolherá representantes para você e seu tema. Eles não terão a menor ideia do que estarão representando e você ficará surpreso com a ressonância que acontecerá. 

Como seres humanos, através do fenômeno da mente estendida, temos a capacidade de captar o que está no inconsciente do outro. Simplesmente você verá com que cena inconsciente sua questão está relacionada. 

Essa pode ser uma cena conhecida por você ou totalmente desconhecida, o importante é que você se sentirá tocado pelo que surgir e fará sentido. O convite sempre será a mudança de lugar na família, a partir do que identificarmos. 

A constelação em grupo é muito parecida com uma meditação. Silenciosa, profunda e transformadora. Uma experiência única! 

 

Encontro de Constelação Individual (Presencial ou online – Feito em 2 sessões)

A constelação individual foi uma adaptação da constelação em grupo, a dinâmica do trabalho é totalmente diferente, no entanto, é riquíssimo e tão profunda quanto o cliente é capaz de ir.

Nesse modelo, os elementos da constelação podem ser representados por feltros no chão, bonecos, pedras, almofadas, cadeiras, fichas ou objetos da preferência do terapeuta.

O cliente dá muito mais informações para o terapeuta. A sessão é mais investigativa e exploratória. A percepção corporal é tão importante quanto na constelação em grupo, no entanto, é o cliente que vai sentir todos os elementos. 

No trabalho online também gosto de usar a árvore genealógica, também seguimos a linha mais investigativa e exploratória. Vamos perceber os padrões familiares, algumas crenças transgeracionais que ressoam no seu tema. 

Tenho tido experiências incríveis com clientes que moram fora do Brasil. 

Atendo clientes da Itália, EUA, França, Alemanha, China… vários estados no Brasil e eles têm tido resultados maravilhosos. 

Um dos últimos trabalhos que realizei, a cliente, médica,  estava com uma dificuldade enorme com seus filhos pequenos. Eles realmente estavam muito agitados, ela muito nervosa e sua casa estava um caos. Depois da primeira sessão, ela disse que já estava muito diferente, com a segunda muitas coisas mudaram e a casa dela voltou a ficar tranquila. 

Na época do Coronavírus, uma cliente com claustrofobia, estava desconfortável por ter que ficar no isolamento dentro do apartamento em SP. 

Depois de uma sessão ela não sentiu mais nada. Revisitamos uma memória traumática intrauterina. Para te mostrar que é possível olharmos para nossas questões de qualquer lugar do mundo e de qualquer jeito, se existe a disponibilidade interna para mudar, tanto faz a forma!  Assim veja o que está mais disponível para você.

Lembrando que para o atendimento individual é preciso de, pelo menos, 2 sessões. Com um espaço de uma semana entre elas.    

Tenho muitas questões, é possível constelar mais de uma questão por vez?

Sempre digo para meus clientes e alunos, na verdade não temos tantos temas a serem constelados. Muitas vezes temos um único tema, no entanto, ele está encoberto. Independente por onde você iniciar sua constelação, provavelmente chegará a mesma imagem de solução, como diz Bert Hellinger:

 

“Todos os raios de uma roda se unem no mesmo centro”

 

Uma desordem fundamental gera uma sequência de perturbações em diferentes aspectos da vida da pessoa, que parecem, a princípio, desconectados entre si, mas o que diz essa teoria é que nossas questões estão relacionadas e são interdependentes.

 

Portanto não queira resolver tudo de uma vez! Quem quer resolver tudo acaba não resolvendo nada, portanto, escolha um tema que realmente seja importante na sua vida agora.

Como escolher um tema para constelar? Dicas para você se aproximar do seu tema.

1ª Forma 

Uma das formas de você se aproximar do seu tema é ( 1 ) olhar para a sua vida e posteriormente ( 2 ) responder as estas perguntas abaixo: 

  • O que você mais deseja?
  • O que realmente você quer? 

É importante ter clareza sobre o seu desejo, a ponto que ele seja possível ser filmado ou fotografado.

 

Como assim? 

 

Não vale dizer que gostaria de ser mais feliz, sentir paz ou ter mais esperança, ter mais autoestima, realizada no trabalho, precisamos procurar não generalizar o tema, a pergunta abaixo pode te ajudar a se aproximar do seu tema. 

 

O que você faria na sua vida, que daria para fotografar ou filmar, que as pessoas pudessem ver fazendo que te deixaria mais feliz, em paz, com autoestima? 

 

Por exemplo: se eu ganho mais dinheiro com meu trabalho, poderei viajar mais e isso realmente me deixa mais feliz. O seu tema aqui poderia ser ganhar mais dinheiro. 

 

Se encontro um relacionamento afetivo, me vejo indo ao cinema, saindo para jantar, dividindo um espaço, isso me deixaria muito mais feliz. Seu tema pode ser a dificuldade de encontrar um parceiro (a).

 

Se me vejo saindo de casa para correr ou andar de bicicleta, me vejo comendo de forma saudável, me vejo meditando com um semblante sereno, me vejo colocando em prática meus desejos, nossa isso me deixaria muito feliz. O seu tema pode ser ansiedade ou depressão.  

 

Quando me vejo trabalhando com pessoas, atendendo ou facilitando cursos, meus peito se abre e me sinto muito realizado(a)! O seu tema pode ser a sua profissão, caso seja uma profissão técnica e você pode estar precisando ou querendo fazer uma mudança de carreira. 

 

2ª Forma 

Outra forma de você se aproximar do seu tema é:  

  • Pense no que está mais difícil agora na sua vida. Quando você pensa nisso perceba o que acontece com seu corpo, procure uma sensação, perceba sua respiração, seus batimentos cardíacos, veja se vem uma emoção.
  • Isso te toca? Perceba qual é a sua real dor ou sofrimento?

 

Se faça essas perguntas e se dê tempo para entrar em contato com o impacto que elas te causam…. dessa forma você encontrará seu tema.  

 

Por exemplo, você pode chegar a um sentimento profundo de exclusão, como se se sentisse que não tem um lugar nesse mundo. 

  • Ou você se dá conta que sente muito medo de morrer ou ficar sozinho? 
  • Ou você tem muito medo de perder alguém, ou de ficar pobre e miserável, apesar de ganhar bem e não ter a ver com a sua realidade? 

 

Esses são exemplos de temas sistêmicos, provavelmente você está identificado com alguma memória ancestral. 

 

3ª Forma 

Apenas perceba quais são os temas que se repetem na sua vida, por exemplo:

  • Todo negócio que abro entra em falência ou eu sou roubado. 
  • Só me relaciono com homens que não prestam, que me traem ou são casados.
  • Sempre atraio chefes abusivos.
  • Nada que começo, termino.
  • Já iniciei 4 faculdades e não terminei nenhuma.
  • Estou tentando engravidar faz muitos anos e nada acontece.
  • Tenho um imóvel que está à venda há muitos anos e não vende ou a papelada está enrolada.

Posso ir com meu parceiro/a no Encontro de Constelação?

Sim!

O trabalho de um é o trabalho de outro, como Bert Hellinger diz, o casal é uma comunidade de destinos. É muito importante que seu parceiro perceba para onde você olha. A constelação com o casal presente cria mais compaixão, enriquece a relação e a compreensão mútua. 

 

Há algumas exceções, às vezes, um dos cônjuges não deseja que o outro vá, porque ainda não se sente à vontade em expor seus sentimentos em relação àquele assunto. Nesses casos, o melhor é aceitar a necessidade de privacidade do outro. 

 

Na minha experiência, os casais que constelam juntos se aproximam e se unem mais depois de um Encontro de Constelação.   

Eu e meu companheiro/a estamos com problemas na nossa relação, podemos constelar?

Sim.

Essa é uma abordagem muito útil para casais com dificuldades. Aquilo que se mostra como dificuldade pode vir de longe, segue uma lista de questões que podem estar impedindo a prosperidade do relacionamento íntimo do casal.

  1. Às vezes, essas dificuldades podem estar ligadas a relacionamentos anteriores, que foram mal acabados ou estão fora do lugar.
  2. Podem estar ligados a lealdades invisíveis de um ou ambos os parceiros a fatos e problemas ocorridos, na maioria das vezes, na família de origem de cada um.
  3. Podem ser algo relacionado a história de vida de cada um, que pode estar causando um desequilíbrio entre o dar e receber saudável na relação. Os motivos podem ser variados, os exemplos acima são pequenas amostras, se você quer saber mais sobre esse tema, venha participar do módulo 5 da minha formação, nele aprofundamos essas questões e, se quiser ler algo de Hellinger, segue a dica de 2 livros muito bons, do Bert Hellinger, publicado pela editora Atman.
  • Para que o amor dê certo 
  • Amor à segunda vista

Meu filho não está bem. Posso constelar por ele?

Pode e deve!

As crianças estão sob grande influência de seus pais e, portanto, muitos fatores que atuam numa criança passam pelo comportamento dos pais, a criança pequena está totalmente conectada com o inconsciente dos pais.

O amor instintivo é tão grande que ela é capaz de morrer pelos pais! Ela mostra através de seu comportamento muitas vezes aquilo que os pais não conseguem ou não querem ver.

É muito comum as crianças estarem ligadas a abortos não assumidos pelos pais, ou conectada com dores da perdas de seus pais. Constelar os filhos é liberá-los das cargas que carregam por seus pais!!

As crianças não precisam participar da constelação.

As crianças precisam ir ao encontro de constelação?

As crianças não precisam participar da constelação. Elas recebem todos o benefício se você fizer por elas.

Até que idade posso constelar meus filhos?

Isso depende se seu filho é dependente financeiramente de você.

Essa é uma das regras adotadas por alguns consteladores e eu concordo com ela. 

Se seu filho tem 18 anos e já ganha seu próprio dinheiro, se ele é capaz de se sustentar, não é permitido mais constelar por ele. 

Ele pode fazer a sua própria constelação. Como pais, muitas vezes temos uma tendência de querer manipular o destino dos filhos. Portanto, é preciso ficar atento com a diferença entre o desejo de ajudá-los e ao mesmo tempo respeitar o destino deles.

A partir de que idade, os filhos podem constelar por eles mesmos?

Depende do constelador, alguns são especializados em constelar crianças, como é o caso da Ana Lúcia Braga, professora do módulo 11 da nossa Formação Novas Constelações Familiares. Ela trabalha com grupos de crianças de diferentes idades e os constela. Na nossa formação você irá aprender constelar crianças. 

 

No meu caso, não constelo crianças, somente através de seus pais. E a partir de 17/18 anos já é possível o jovem constelar comigo. Me lembro de uma constelação específica de um jovem de Araras que veio constelar seu medo de dirigir, a constelação foi belíssima e depois dela, ele perdeu o medo de dirigir.

Estou grávida, posso ir ao Encontro de Constelação?

Sim é possível ir ao Encontro de Constelação grávida, essa experiência pode liberar muito o bebê.  

Para representar é importante não atuar em papéis muito fortes, dessa forma a mãe e o bebê são poupados de viver emoções intensas. 

Posso levar uma questão de saúde ao Encontro de Constelação?

Sim!

No entanto, constelação não substitui tratamento médico adequado.

 

Veja o Encontro de Constelação como um tratamento complementar, como diz Bert Hellinger:

“Ao constelar uma doença, estamos muito mais interessados em trazer mais saúde para o sistema familiar como um todo do que curar a doença do indivíduo, no entanto, se isso ocorrer ficamos felizes!”

 

E muitas vezes temos boas surpresas. Por exemplo, uma cliente veio constelar suas enxaquecas. Ela tinha em torno de 60 anos. Tinha enxaquecas desde a adolescência. No decorrer da sua constelação, lembrando que os representantes não sabiam do que se tratava, o tema foi oculto, a cena de um parto se mostrou e a representante da cliente era o bebê que estava nascendo, naquele momento ela se lembrou que havia nascido de fórceps, pedi a ela que entrasse no lugar da sua representante e ela reviveu seu parto, renasceu! Depois de uns anos ela me escreveu para agendar outra constelação e disse que nunca mais havia tido enxaquecas. Essa foi uma bela surpresa! 

 

Também temos muitos resultados com depressão e transtorno de ansiedade.    

 

Já para transtornos mais graves como esquizofrenia e bipolaridade, é bastante enriquecedor para a família como um todo, doenças como essas, à luz das constelações, estão associadas a crimes violentos no sistema familiar e uma constelação pode trazer bastante alívio.

 

Constelações para casos de câncer são muito ricas. No caso de doentes, terminais, fazer as pazes com a morte e o reencontro com seus ancestrais é muito importante para uma partida mais tranquila. 

 

Outros casos mais simples, como uma gastrite, prisão de ventre, alergia, insônia, podem nos levar a algum conflito emocional do cliente ou de alguém da família.

 

Para representar é importante não atuar em papéis muito fortes, dessa forma a mãe e o bebê são poupados de viver emoções intensas.

Posso ir embora após fazer o Encontro de Constelação?

Poder você pode, mas não é recomendável.

Por várias razões. Uma delas é que aquele grupo, naquele dia, não se organiza por acaso, existe uma ressonância entre os temas e a cada constelação há um novo aprendizado. Recebemos muito ao participar das constelações dos colegas. Além de constelar seu tema, você ainda ganhará muitos aprendizados com as constelações dos colegas.

 

Outra razão é a importância de equilibrar o dar e o receber. Todos no grupo se colocam a serviço da constelação do outro, essa é também uma prática de doação e compaixão. Se você quer ser o primeiro a constelar e ir embora, se pergunte, como vai a sua capacidade de doação? 

 

Outro ponto é que, para que você tenha seus familiares representados, precisará dos integrantes do grupo. Se cada um que fizer sua constelação for embora, os últimos não terão representantes para seus familiares.  

 

Existem exceções, quando é o caso de mães com filhos pequenos. Nesse caso, é claro que ela tem outras prioridades na sua doação. 

 

Portanto, se você vai a um encontro de constelação familiar, procure se organizar para permanecer até o fim, com certeza você será o maior beneficiado.     

Essa abordagem tem alguma relação com religião ou esoterismo?

Não.

Constelação familiar não está ligada a nenhuma religião ou credo. Não pressupõe que o cliente acredite em nada de antemão. É uma abordagem empírica , é uma evolução da terapia familiar, do psicodrama e da psicogenealogia.

 

Pertence ao universo das psicoterapias breves.  É baseada na própria percepção do cliente e dos representantes.

 

Quem quer que misture constelação com religião ou esoterismo não está seguindo a metodologia criada por Bert Hellinger.  

 

E, se esse for o caso, não vejo problemas, afinal não podemos negar nenhuma dessas dimensões. No entanto, é preciso que se nomeie exatamente o que se está oferecendo ou fazendo. Dessa forma o cliente saberá o que está recebendo e terá consciência de que existem muitas formas diferentes de aplicar a constelação familiar.

Tenho uma decisão importante para tomar na minha vida, posso constelar isso?

Sim. É bastante indicado.

 

A constelação pode revelar muito sobre a situação em si, ampliando a visão que quase sempre se mantém limitada e estreita. Normalmente estamos muito misturados com a questão. A constelação não decide por você, mas pode te dar uma nova perspectiva, um novo olhar, sobre a mesma questão e essa experiência pode te ajudar a decidir.

 

Como faço para promover um workshop em minha cidade?

Entre em contato comigo pelo e-mail cristina@cristinaflorentino.com.br

 

E se esse for o caso, não vejo problemas afinal não podemos negar nenhuma dessas dimensões. No entanto, é preciso que se nomeie exatamente o que se está oferecendo ou fazendo. Dessa forma o cliente saberá o que está recebendo e terá consciência de que existem muitas formas diferentes de aplicar a constelação familiar.

a

Ut enim ad minim veniam, nostrud exercitation ullamco laboris ut aliquip commodo consequat.

X