FORMAÇÃO NOVAS CONSTELAÇÕES FAMILIARES - Cristina Florentino
Formação Novas Constelações Familiares

Aumente a sua capacidade de resolver os problemas dos seus clientes de uma forma breve e eficaz.

MÉTODO DE ATUAÇÃO

A abordagem das Novas Constelações Familiares abre um novo olhar sobre os problemas que os clientes trazem ao consultório.

Nas correntes clássicas da psicologia o olhar do terapeuta é dirigido para a história de vida do cliente, a Nova Constelação Familiar amplia o alcance desse olhar para a história da família do cliente, dessa forma, o profissional consegue identificar como a consciência individual está sendo afetada pela consciência familiar e, a partir desta nova perspectiva, propõe novos caminhos para o cliente.

As pessoas que passam por esta formação relatam que a cada módulo se sentem mais seguras e confiantes e que começaram a ser mais eficientes com seus clientes. 

Também mencionam que seus relacionamentos íntimos e familiares se tornaram mais leves, verdadeiros e compassivos.

PARA QUEM É DIRECIONADA A FORMAÇÃO DAS NOVAS CONSTELAÇÕES FAMILIARES

  • Psicólogos, terapeutas e profissionais da área da saúde que querem  trabalhar e transformar a sua relação com seus clientes.
  • Profissionais de desenvolvimento humano que querem apresentar para seus clientes uma abordagem moderna e atualizada.
  • Terapeutas e psicólogos que querem ajudar seus clientes a resolverem suas questões de forma breve. 
  • Pessoas apaixonadas por autoconhecimento que desejam ampliar a consciência individual a partir do olhar da consciência familiar e espiritual.

NESTA FORMAÇÃO VOCÊ APRENDERÁ:

  • Aplicar um método de atuação efetivo que ajudará os seus clientes de forma breve e eficaz.
  • Identificar traumas e bloqueios familiares que você está em ressonância, de uma forma simples e efetiva.
  • Desidentificar-se das histórias difíceis e trágicas do seu sistema.
  • Se conectar com a força e recursos que existem no seu sistema familiar.
  • Ampliar a sua visão para além da consciência pessoal, alcançando os níveis da consciência familiar e da consciência espiritual.
  • Aprender várias técnicas que poderão ser aplicadas no seu trabalho de coaching e atendimento individual.

NA FORMAÇÃO COMPLETA VOCÊ RECEBERÁ

  • Em 12 módulos, serão 200 horas de uma intensa imersão que irá transformar a sua vida e de todos que se relacionam com você.
  • Participará de aproximadamente 60 constelações ao longo da formação.
  • Na Formação Novas Constelações Familiares você receberá uma base curricular organizada, lapidada e consistente. Nela, entrego a síntese do melhor que fui obtendo nestes últimos 15 anos de formação e contato com mestres, atendimentos e resultados práticos que obtive no consultório e em meus grupos.

Descrição detalhada da Formação Novas Constelações Familiares

A formação proporciona uma imersão nas Constelações Sistêmicas e abre espaço para que cada participante possa trabalhar seus temas, com constelações e exercícios em grupo, o que significa que os encontros correspondem a uma jornada intensa de autoconhecimento, focada na pessoa e em seus sistemas de relações.

Esta formação está fundamentada na abordagem Sistêmico-fenomenológica de Bert Hellinger e seus seguidores, e também, uma jornada terapêutica profunda.

Ao final do curso os participantes estarão aptos a atuarem como Facilitadores em Constelação Familiar. Este é um Curso Livre e, portanto, seu certificado não fornece status de terapeuta. No entanto, o curso certifica uma técnica de atuação.

Todos os módulos contêm aspectos teóricos e vivenciais, incluindo exercícios individuais e em grupo, ancorados na abordagem sistêmica fenomenológica, com foco na autotransformação e no treinamento do futuro facilitador em Constelações Sistêmicas. Em todos os módulos será oferecida uma apostila com o conteúdo abordado.

Todos os módulos são abertos à participação de alunos avulsos.

A formação básica é composta de 12 módulos de 2 dias cada, no prazo de aproximadamente 1 ano e meio. Os módulos sempre acontecerão às sextas e sábados. A carga horária total é de 200 horas/aula, mais 20 horas de supervisão à parte da formação, as datas são combinadas com cada grupo em particular.

Embora cada módulo vise um enfoque específico, a abordagem é sempre integral e vivencial, e cada módulo inclui todos os aspectos desta abordagem e o aprendizado acontece a partir das constelações, exercícios e aulas dadas dentro dos encontros.

Entre os módulos 11 e o 12 o aluno entregará o seu trabalho de finalização do curso. Os detalhes serão dados no início da formação.

O aluno receberá seu certificado após a conclusão dos 12 módulos e a entrega do trabalho final.

MODERNO E CONTEMPORÂNEO

Na atualidade, o método de atuação das Novas Constelações Familiares é o que há de mais moderno e contemporâneo.

Esta forma de atuação é bem recebida pelas pessoas em geral, reconhecida e autorizada pelo sistema público de saúde e judiciário brasileiro.

PERGUNTAS FREQUENTES

1- Depois dessa formação estarei apto a trabalhar com constelação familiar?

Sim. Essa é uma formação bastante sólida. No módulo 1 e 2, você compreenderá as bases teóricas da abordagem da constelação. Aprenderá que a constelação é uma evolução da terapia familiar sistêmica, do psicodrama e da psicogenealogia. Além disso, Bert Hellinger estudou abordagens centradas no corpo, Hipnose Ericksoniana, Gestalt Terapia e Análise Transacional. 

 

Muitos alunos se surpreendem nos primeiros módulos, pois percebem o quanto a constelação tem suas bases na terapia familiar, no pensamento sistêmico, no método fenomenológico e na técnica da representação. 

 

Não é uma técnica esotérica ou espírita. Também não é uma técnica para pessoas que tem super poderes. Qualquer pessoa que se aprofundar nesse conhecimento é capaz de aplicá-la. Constelação familiar é uma abordagem psicológica, muito bem fundamentada e bastante empírica.         

2 - Existe a formação online?

Sim. A formação online foi desenvolvida para aqueles que não têm possibilidade de fazer presencial. Tenho alguns alunos que moram fora do Brasil ou muito distante. Também para aqueles que não podem se ausentar de seus trabalhos ou casas, 1 final de semana por mês. A formação online capacita o aluno a fazer atendimentos individuais, presenciais e online. Para a capacitação com grupos é necessário fazer uma semana de imersão que acontece uma vez por semestre. Nossa próxima imersão será em janeiro de 2021. Se você tem interesse em saber mais sobre esse modelo de formação envie um e-mail para contato@cristinaflorentino.com.br 

3 - Essa formação é indicada somente para quem quer trabalhar com constelação?

Não. Essa formação é indicada para todas as pessoas que querem ampliar sua percepção da realidade. Contribui para que o aluno encontre uma postura em relação a sua família, que lhe permita fluir melhor em todas as áreas da vida.  

Muitas vezes, o aluno inicia a formação sem nenhuma expectativa de trabalhar com constelação, no entanto,  se sente tão transformado, recebe tanto que naturalmente surge a vontade de espalhar essa abordagem para mais pessoas. 

Portanto, pessoas interessadas em seu crescimento pessoal têm nessa formação uma excelente oportunidade.

4 - Posso fazer somente os módulos que me interessam?

Sim.  Há duas formas de o aluno frequentar a formação:

  • Aluno regular – Nesse caso se espera regularidade, comprometimento, supervisão e entrega do trabalho de conclusão. 
  • Aluno avulso – Se espera o comprometimento com aquele módulo em particular.

5 - Essa formação já ensina o novo modelo de Bert Hellinger?

Sim. O novo modelo é chamado de Novas Constelações Familiares. 

Em 2013, Bert Hellinger ficou 1 ano sem trabalhar, estava bastante doente e nós pensávamos que ele iria partir. O que aconteceu foi que Bert percebeu que precisava mudar a forma de atuação, pois o antigo modelo estava adoecendo consteladores. 

Bert compreendeu que não tinha permissão de mexer com o destino daqueles que vieram antes de nós, que essa postura era arrogante. Além disso, compreendeu que  estava na postura do todo poderoso, se colocando maior que o cliente e seus ancestrais. 

A partir daí, muitas mudanças ocorreram na forma de conduzir as constelações. Finalmente Bert compreendera a razão de ter ficado doente, e ter parado por um ano. Considerou uma grande bênção. Voltou super revitalizado, reformulou sua técnica e trabalhou muito até 2019, ano de sua morte.  Em 2013, nos alertou de seus insights e nos aconselhou a mudar também. 

Nessa época, fui para o México aprender com ele o novo modelo. 

Outros consteladores antigos entraram em sintonia com o novo modelo, uma delas foi minha querida professora Brigite Champetier de Ribes, através dela recebi o título de Maestría e Experto nas Novas Constelações Familiares, pelo seu Instituto de Constelações Familiares em Madrid. 

Já sou constelador, posso fazer a formação para me atualizar nas Novas Constelações?

Sim. Alguns dos meus alunos já fizeram pelo menos uma formação em Constelação. É muito importante se atualizar no novo modelo.

CALENDÁRIO DOS PRÓXIMOS MÓDULOS

Nenhum evento

AVISE-ME QUANDO SAIR NOVA TURMA

ENVIE SUAS DÚVIDAS

a

Ut enim ad minim veniam, nostrud exercitation ullamco laboris ut aliquip commodo consequat.

X